O USO DOS ANIMES COMO METODOLOGIA ATIVA NO INCENTIVO À LEITURA PARA ALUNOS DO 6º ANO

Autores

Resumo

Este trabalho é o relato de uma experiência desenvolvida, a partir do programa Residência Pedagógica, da Capes, na escola estadual Iago Pimentel e na Universidade Federal de São João del-Rei, no curso de Letras (Português). Nosso objetivo é analisar o desenvolvimento das atividades realizadas com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Em um processo de construção conjunta, entre universidade e escola, realizamos uma série de atividades que promoveram práticas de leitura e escrita de gênero textual a partir de animes. Esse gênero multimodal é caracterizado por animações de origem japonesa e foi selecionado com o propósito de atrair os olhares dos alunos e tornar a leitura e a escrita prazerosas, a fim de aproximar os conteúdos da escola aos interesses dos alunos. Neste relato, focamos nas atividades voltadas para o eixo de leitura, fundamentadas pelas diretrizes da BNCC e pelos estudos de Letramentos, no que se refere às práticas sociais de leitura. Os resultados da experiência revelam que o trabalho com o anime, aliado às metodologias ativas, despertou nos alunos a vontade de estudar e contribuiu sobremaneira com atividades que envolviam leitura, ampliando a competência discursiva e os letramentos dos estudantes

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Biografia do Autor

Jeferson Douglas Gomes de Souza, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Pricila Patrícia de Resende, Secretaria Estadual de Educação

Graduada em Letras e professora da Secretaria Estadual de Educação (Lotada na E. E. Professor Iago Pimentel)

Laura Silveira Botelho, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutorado em Linguística e professora da Universidade Federal de São João del-Rei

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Publicado

2024-08-18

Como Citar

Souza, J. D. G. de, Resende, P. P. de, & Botelho, L. S. (2024). O USO DOS ANIMES COMO METODOLOGIA ATIVA NO INCENTIVO À LEITURA PARA ALUNOS DO 6º ANO. Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 327–342. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5545