A QUÍMICA FORENSE E A EXPERIMENTAÇÃO

UMA PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

O presente artigo relata uma ação de química forense realizada como parte das atividades do subprojeto de Química da Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal de São João del-Rei. O projeto foi desenvolvido por dois residentes em uma escola estadual da cidade, sendo realizado quatro aulas para sete turmas com aproximadamente 30 alunos cada,  e teve como foco, discussões que permeiam a química forense. Para a proposta da atividade, foi adotada ainda como estratégia de ensino, a experimentação. A proposta de ensino   abordou a introdução à química forense e parte da sua metodologia, análise de delito e práticas em laboratório, no qual  incluíram como atividade, a fluorescência em tecido vermelho simulando sangue. Como recursos para a execução da atividade foram utilizados livros didáticos e artigos científicos. A experiência demonstrou que quando se aborda temas mais próximos dos alunos, eles apresentam maior interesse pelos conteúdos de química, sendo a química forense uma dessas temáticas.

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Biografia do Autor

Wilhiam Vinícius da Costa, Universidade Federal de São João del Rei

Graduando em Química Licenciatura na Universidade Federal de São João del Rei

Lorena Resende Rodrigues, Universidade Federal de São João del Rei

Graduanda em Química Licenciatura na Universidade Federal de São João del Rei

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de São João del Rei

Professora e Pesquisadora na  Universidade Federal de São João del Rei

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Publicado

2024-08-18

Como Citar

Costa, W. V. da, Rodrigues, L. R., & Faria, F. L. de. (2024). A QUÍMICA FORENSE E A EXPERIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA . Revista Territorium Terram, 7(Número Especial 1), 343–353. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5546