A GEOPOLÍTICA DO ESPORTE EM TEMPOS DE GUERRA
O CASO RUSSO-UCRANIANO
Resumo
A dissolução da União Soviética alterou significativamente a ordem mundial, criando um vácuo de poder que foi preenchido por novos atores estatais e não estatais, incluindo, de forma notável, os esportivos. Por isso, nos propomos a investigar como o esporte tem sido utilizado como uma ferramenta política no contexto do conflito russo-ucraniano, bem como a instrumentalização do esporte por instituições e estados para influenciar a dinâmica do conflito. Para isso, realizaremos uma revisão bibliográfica de fontes acadêmicas, institucionais e jornalísticas, além da análise de dados de plataformas especializadas e redes sociais. A pesquisa busca compreender o papel estratégico do esporte na geopolítica contemporânea e contribuir para o debate sobre sua utilização como mecanismo de poder em situações de conflito. Além disso, demonstramos como o esporte tem sido empregado para promover e contestar agendas políticas internacionais, evidenciado por ações como a exclusão da Rússia de eventos internacionais e o boicote econômico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.