INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA:

UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DA CIDADE DO CRATO, CE

Autores

Resumo

Este estudo investigou a potencialidade das instalações geográficas como recurso didático nas aulas de Geografia. A pesquisa, realizada em uma turma do 1º ano de uma escola profissionalizante localizada no bairro Pinto Madeira, em Crato-CE, teve o objetivo de analisar como a utilização da metodologia das instalações geográficas podem contribuir com o processo de construção dos conhecimentos escolares. A metodologia empregada combinou levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise qualitativa dos dados coletados. Durante a pesquisa, os alunos foram incentivados a explorar o bairro, identificando e interpretando os elementos presentes nas instalações, como placas de rua, monumentos, edifícios históricos e paisagens urbanas. Através de atividades práticas e discussões em grupo, os estudantes foram desafiados a estabelecer relações entre os elementos observados e os conceitos geográficos estudados em sala de aula. Os resultados obtidos evidenciaram que os procedimentos contribuem em promover um aprendizado mais significativo e duradouro, uma vez que os alunos puderam construir seus próprios conhecimentos a partir da materialização, por meio signos e símbolos, das experiências vivenciadas por eles no cotidiano. Ao relacionar os conceitos teóricos com a realidade local, os estudantes desenvolveram um olhar crítico e reflexivo sobre o espaço geográfico, compreendendo as relações entre os elementos naturais e sociais.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

Gonçalves, M. M. L., Velozo, M. das G. de A., Sousa, J. A. de, Pereira, C. E. G., & Ribeiro, E. (2025). INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: : UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DA CIDADE DO CRATO, CE. Revista Territorium Terram, 8(14), 75–88. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5583