ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC) NO MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA EM UMA CIDADE AMAZÔNICA

Autores

Resumo

O objetivo do artigo foi utilizar a metodologia de análise de risco “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle” (APPCC) para monitorar a qualidade da água nas residências do município de Conceição do Araguaia, PA. O foco foi identificar os principais riscos à saúde relacionados à potabilidade da água e mapeá-los. A pesquisa foi realizada em 46 pontos de coleta distribuídos no município. Foram realizadas determinações laboratoriais de parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água. A metodologia APPCC foi utilizada para identificar perigos, estabelecer limites críticos e quantificar os riscos. A originalidade do estudo reside na adaptação da metodologia APPCC, tradicionalmente aplicada na segurança alimentar, para o monitoramento da qualidade da água para consumo humano. Além disso, a inovação permitiu geração de mapa e risco que permite identificar áreas mais vulneráveis. Os resultados permitiram identificar pontos com níveis elevados de nitrito, presença de coliformes totais e de E.coli, ultrapassando os limites estabelecidos pela portaria de potabilidade. A metodologia permitiu identificar os pontos críticos e mapear as zonas de maior risco. O estudo revelou que a parte sudoeste do município apresentou o maior risco. O estudo contribui para ações de gestão ao identificar os riscos e propor ações corretivas, além de fornecer mapa de risco para orientar gestores na priorização de intervenções. A adaptação da metodologia APPCC fortalece a gestão preventiva e contribui para a vigilância da qualidade da água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), mestrado (2016) e doutorado (2021) em Engenharia Civil (Área: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela UFPA. Atualmente é Professor Adjunto da UFPA, no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC), atuando na Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA) e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA). Na área científica, trabalha com produções e projetos voltados para o Desenvolvimento Regional Sustentável, Gerenciamento de Riscos Climáticos e Economia Ambiental. Possui experiência profissional na área de saneamento e meio ambiente, tendo colaborado com empresas responsáveis por elaborar e fiscalizar importantes projetos por todo o Estado do Pará. 

Downloads

Publicado

2025-01-02

Como Citar

Silva Araújo Junior, A. J., Brandão Leal, A. P., Silvestre Araújo, E., Noleto Arruda, J., Santos Alves, M., & Aguiar de Souza Costa, C. E. (2025). ANÁLISE DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE (APPCC) NO MONITORAMENTO DE QUALIDADE DA ÁGUA EM UMA CIDADE AMAZÔNICA. Revista Territorium Terram, 8(14), 63–74. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5600