REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL PARA FORTALECER A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A geografia escolar vem perdendo espaço na educação básica e uma das temáticas que mais foi prejudicada foi a geografia física, uma vez que a mesma só está garantida pelo currículo oficial no ensino fundamental. É necessário encontrar estratégias para fortalecer a presença desta temática na sala de aula. Neste texto a hipótese apresentada é que a formação inicial possui uma forte influência na forma como a geografia física é desenvolvida nas escolas. Vários trabalhos já constataram a dificuldade que os professores de geografia possuem para trabalhar a geografia física em sala de aula. E muitos elementos contribuem para a manutenção desta dificuldade, entre eles destaca-se a formação inicial do professor. Com este objetivo foi utilizado uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas-MG, para compreender como as temáticas relacionadas à geografia física estão presentes na dinâmica curricular. Por meio desta pesquisa foi possível constatar que as disciplinas que se articulam com a área da geografia física são ministradas com ênfase na questão técnica e de aplicação, não apresentando uma articulação com o ensino. Fato que contribui para manter as dificuldades dos professores na geografia escolar em trabalhar com conteúdo de geografia física. A utilização das práticas pedagógicas ou articulação com o Estágio se tornam uma alternativa para sanar a demanda, no entanto se faz necessário uma organização curricular que permita mais tempo para planejamento e que seja mais dinâmica.
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