REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL PARA FORTALECER A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Resumo

A geografia escolar vem perdendo espaço na educação básica e uma das temáticas que mais foi prejudicada foi a geografia física, uma vez que a mesma só está garantida pelo currículo oficial no ensino fundamental. É necessário encontrar estratégias para fortalecer a presença desta temática na sala de aula. Neste texto a hipótese apresentada é que a formação inicial possui uma forte influência na forma como a geografia física é desenvolvida nas escolas. Vários trabalhos já constataram a dificuldade que os professores de geografia possuem para trabalhar a geografia física em sala de aula. E muitos elementos contribuem para a manutenção desta dificuldade, entre eles destaca-se a formação inicial do professor. Com este objetivo foi utilizado uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alfenas-MG, para compreender como as temáticas relacionadas à geografia física estão presentes na dinâmica curricular.  Por meio desta pesquisa foi possível constatar que as disciplinas que se articulam com a área da geografia física são ministradas com ênfase na questão técnica e de aplicação, não apresentando uma articulação com o ensino. Fato que contribui para manter as dificuldades dos professores na geografia escolar em trabalhar com conteúdo de geografia física. A utilização das práticas pedagógicas ou articulação com o Estágio se tornam uma alternativa para sanar a demanda, no entanto se faz necessário uma organização curricular que permita mais tempo para planejamento e que seja mais dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra de Castro Azevedo, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Geografia e Professora Associada da Universidade Federal de Alfenas-MG

Thais de Cássia Silva Lemos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa

Letícia Leal, Rede Básica de Ensino do Estado de São Paulo

Mestre em Geografia e Professora da Rede Básica de Ensino do Estado de São Paulo

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

Azevedo, S. de C., Lemos, T. de C. S., & Leal, L. (2025). REPENSANDO A FORMAÇÃO INICIAL PARA FORTALECER A GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Territorium Terram, 8(14), 152–168. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/5613