ADAPTAÇÃO DAS ESCOLAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO PRÓPRIO TERRITÓRIO
Resumo
As emergências climáticas estão provocando mudanças estratégicas e planejamentos em diversos setores da sociedade. Contudo, a educação comumente tem sido subestimada pela gestão pública em sua potencialidade no enfrentamento a estas ameaças. O presente estudo analisou um conjunto diverso de informações, desde dados públicos oficiais a aplicação de entrevistas semiestruturadas e de questionários “on-line”, com foco na inter-relação setorial envolvendo a educação e natureza em planejamentos para adaptação e mitigação aos efeitos das mudanças climáticas. Os resultados mostraram que mesmo previsto alto impacto das mudanças climáticas em 92% da população e avanço nos debates locais, a administração pública do Recife precisa sair da gestão convencional pouco efetiva e olhar para as potencialidades locais que têm maior eficácia e menor custo. A educação, mesmo não contemplada nos instrumentos legais, com diretrizes que adaptem o setor às ameaças climáticas é comprovadamente importante no enfrentamento a estas ameaças. No mesmo sentido, existe um potencial de iniciativas da sociedade civil organizada no Recife, com experiência técnica e motivadora envolvendo meio ambiente, educação e cultura, que também é fundamental e merece atenção pela gestão pública local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.