As cidades médias e suas inserções nos espaços regionais: O contexto do sul de Minas
Palavras-chave:
Rede urbana, cidades médias, economia regionalResumo
Nas últimas décadas, as cidades médias brasileira vêm apresentando significativo crescimento demográfico e de diversificação produtiva, o que favorece a maior importância delas nas redes urbanas em que estão inseridas, e a consequente polarização sobre as localidades de suas hinterlândias. Entretanto, é fundamental se levar em conta que todo município se encontra inserido em distintas redes, sejam elas econômicas, culturais e socioespaciais, e, assim, as cidades se interagem com outros centros urbanos nacionais e globais com distintas intensidades e finalidades. Neste contexto, o Sul de Minas, geograficamente posicionado no interior do “triângulo” formado por três das mais importantes aglomerações urbanas brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, historicamente desenvolve relações significativas com os espaços de seu entorno, seja no campo econômico ou sociocultural. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como se estrutura a rede urbana da Macrorregião de Planejamento do Sul de Minas, o papel das cidades médias neste contexto espacial, e as características demográficas e econômicas regionais; para isto foram utilizados de materiais cartográficos, indicadores demográficos e econômicos, e trabalhos de campo pelas principais cidades do Sul de Minas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.