A dramaturgia do espetáculo dito “convencional” em comparação a um espetáculo autobiográfico

Auteurs-es

  • Weverton Andrade Silva Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Claudia Mariza Braga Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mots-clés :

Autobiografia. Dramaturgia. Teatro, Teoria Queer.

Résumé

Este trabalho tem o propósito de relatar as ações dramatúrgicas do espetáculo teatral Araci: Quando abraço de mãe não cura, fazendo uma comparação com o espetáculo Três por quatro. O espetáculo Araci: Quando abraço de mãe não cura é uma das ações do projeto de extensão Araci: Teatro, Contemporaneidade e Extensão Universitária, da Universidade Federal São João del-Rei, que possui financiamento do Mistério da Educação – MEC e da FAPEMIG. Este projeto vem desenvolvendo pesquisas com a inserção de temas ligados a questões políticas do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuaise Transgêneros). O espetáculo Três por quatro, por sua vez,é o trabalho de conclusão de curso da segunda turma de Teatro, sendo realizado em escolas estaduais e OnGs de São João del-Rei e região. O processo da construção da cena teatral em Araci partiu de estímulos autobiográficos, ou seja, a construção da dramaturgia foi realizada por meio da seguinte pergunta: O que você quer contar no espetáculo Araci? O espetáculo utiliza não somente o texto da escrita autobiográfica como dramaturgia, mas também o corpo do ator e a imagem que se forma no espaço cênico. Esse texto é dito por um ator do sexo masculino usando um vestido, na busca pela desconstrução do binarismo de gênero (masculino x feminino) e de sexualidade (heterossexual × homossexual). Neste artigo será feita ainda uma análise da construção da dramaturgia do espetáculo Três por quatro, uma peça teatral adaptada a partir do texto Entre quatro paredes, de Jean-Paul Sartre, a fim de se realizar a comparação entre ambas as encenações.

Bibliographies de l'auteur-e

Weverton Andrade Silva, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Autor e aluno de licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Claudia Mariza Braga, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professora associada do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo e Livre-docente em Fundamentos Teóricos das Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Estágios pós-doutorais sobre estudos de dramaturgia nas Universidades de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), Lyon 2, e Grenoble 3.

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Publié-e

2015-12-14