Implicações criativas de um corpo cênico-marcial

Autores

  • Débora Zamarioli Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC / Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Treinamento de atores. Arte marcial. Medicina tradicional chinesa.

Resumo

Desde 2007, dedico-me à prática da arte marcial chinesa kung fu estilo ChoyLayFut e seu diálogo com o treinamento/preparação de atores/performers e possíveis resultantes criativas. A reflexão se dá a partir do estudo da concepção corporal dessa arte marcial fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, que integra meridianos ou canais de energia em sua prática e teoria do corpo. Nesse sentido, em diálogo com os estudos do corpo entre Ocidente e Oriente realizados pelo filósofo japonês Yuasa Yasuo (1925-2005), exploro como diferentes paradigmas anatômicos modificam as formas de praticar e criar do ator/performer.

Biografia do Autor

Débora Zamarioli, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC / Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina, nas áreas de atuação e corpo e pesquisadora do PACT, Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas e Tecnologia da UFSC, onde é responsável pela linha de pesquisa Estratégias de Autocultivo e Criação, que propõe práticas de treinamento corporal, tais como o kung fu e o yoga, como meio de reinvenção subjetiva do artista. Atualmente, dedica-se à formação doutoral no programa de pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação da Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda. Mestra em Artes Cênicas pela USP, onde desenvolveu a pesquisa Cartografia de um Corpo Cênico: extração e codificação de matrizes corporais através do método Body-MindCentering®. Atuou e dirigiu espetáculos do grupo Teatro de Senhoritas da cidade de São Paulo. Desde 2007, dedica-se ao treinamento da arte marcial chinesa kung fu estilo ChoyLayFut no Instituto de Kung Fu Shaolin em São Paulo.

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Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Sessões de Comunicações