Teatro e transversalidade: o jogo como articulador de conhecimento e saberes transdisciplinares

Autores

  • Naiara Virgínia da Silva Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Jogo. Teatro. Educação.

Resumo

O presente trabalho descreve, analisa e propõe o jogo como articulador de conhecimentos e saberes transdisciplinares a partir de uma experiência desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei. A experiência aconteceu na Escola Estadual Ministro Gabriel Passos durante as aulas de Artes. Utilizamos como metodologia a Impro, desenvolvida por Keith Jonhstone, que tem como objetivo treinar atores para a criação diante do público. Foram utilizadas músicas de Funk ostentação e o futebol de botão para construção de um jogo transdisciplinar.

Biografia do Autor

Naiara Virgínia da Silva, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Graduada em Teatro (Licenciatura) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em 2014. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no período de 2011 a 2013 e voluntária em projetos de extensão do curso. Atualmente leciona na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima como professora de Arte e finaliza o Bacharelado em Teatro na UFSJ.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Sessões de Comunicações