As adicções: de que se trata?

Autores

  • Alexandra de Gouvêa Vianna
  • Ariadne Fantesia de Jesus
  • Yago Pereira de Freitas

Palavras-chave:

Drogas. Psicanálise. Mal-estar na contemporaneidade. Adicção. Toxicomania. Compulsão. Laço social. Eu ideal. Ideal do eu e supereu.

Resumo

Abordaremos no artigo a temática do consumo abusivo de substâncias psicoativas, sejam elas lícitas ou ilícitas, tendo como base teórica textos psicanalíticos. Contamos com a contribuição da equipe e de alguns dos pacientes do Projeto Despertar – voltado ao atendimento de usuários abusivos de álcool e outras drogas –, do núcleo de assistência em saúde mental Casa Verde, localizado no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. Após a visita ao Projeto Despertar, debruçamo-nos em uma investigação bibliográfica com o intuito de trazer uma contribuição teórica à clínica das adicções. Trabalharemos a importância da escuta do que está por trás do tipo de relação destrutiva com a droga, como a precariedade dos laços sociais nessa clínica: família, escola, faculdade, trabalho. Uma das funções da droga é encobrir o embaraço do sujeito de sustentar seu desejo. Ao fim, levantamos a hipótese de que as adicções podem manifestar um modo de resposta do sujeito às novas formas de subjetivação da atualidade. Discutiremos, ainda, os desafios que se atrelam a essa clínica.

Palavras-chave: Drogas. Psicanálise. Mal-estar na contemporaneidade. Adicção. Toxicomania. Compulsão. Laço social. Eu ideal. Ideal do eu e supereu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-09-2017

Como Citar

de Gouvêa Vianna, A., Fantesia de Jesus, A., & Pereira de Freitas, Y. (2017). As adicções: de que se trata?. Analytica: Revista De Psicanálise, 6(10), 76–88. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2506