Feminino: o “sem limites” das verdadeiras mulheres

Autores

  • Marina Silvestre Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • Susane Vasconcelos Zanotti Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Psicanálise, mulheres, feminilidade

Resumo

O feminino na psicanálise foi concebido de variadas formas desde Freud e recebeu lugar de destaque no ensino de Lacan. Com base nas contribuições efetuadas por Lacan a partir dos anos 1970, o objetivo deste artigo é analisar o “sem limites”, como uma característica do feminino e identificar quais as consequências deste para as mulheres. Inicialmente Freud destacou como característica marcante o penisneid, porém, posteriormente Lacan propõe que o feminino é não-todo submetido à lógica fálica e, por isso, as mulheres experimentam um gozo suplementar que não possui a cobertura simbólica. Conclui-se que o gozo feminino aproxima as mulheres do real e este encontro pode ser identificado em atos que atribui-se ao de “verdadeiras mulheres”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Silvestre Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2016) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2018). 

Susane Vasconcelos Zanotti, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Psicologia (2001) e Doutorado em Psicologia (2006) - Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio de Doutorado no Departamento de Psicanálise - Université Paris 8. Professora associada 2 da Universidade Federal de Alagoas. Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo e sintoma.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Barbosa, M. S., & Zanotti, S. V. (2020). Feminino: o “sem limites” das verdadeiras mulheres. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(16), 1–16. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3112