A escuta de sujeitos surdos na clínica psicanalítica

Autores

  • Marcella de Paula Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Priscilla Melo Ribeiro de Lima Universidade Federal de Goiás
  • Susie Amâncio Gonçalves de Roure Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

constituição psíquica, psicanálise, surdez

Resumo

O interesse da psicanálise em compreender os reflexos da surdez no psiquismo ainda é recente e pouco discutido e pesquisado. O presente artigo objetivou compreender as especificidades que a surdez pode trazer ao longo do processo de constituição psíquica e como o manejo da técnica psicanalítica pode ser uma via de voz para esses sujeitos silenciados e marginalizados. A partir do nascimento, a constituição psíquica de um bebê requer a presença física e afetiva de seus cuidadores. Não obstante, com o nascimento de um filho surdo, geralmente, os pais têm dificuldades e resistências em lidar com a quebra de suas fantasias, não se suprindo apropriadamente as necessidades físicas e afetivas do filho. Isso pode levar a especificidades na constituição psíquica desses sujeitos surdos. Ademais, a inserção precoce em uma língua, na Língua de Sinais, é fundamental para a constituição psíquica e cognitiva da criança surda, porém nem todos os pais conseguem perceber a tempo a importância dessa inserção. A escuta deficitária de suas demandas por parte dos cuidadores acarreta diversas dificuldades e falhas no processo de constituição psíquica. O sofrimento psíquico desencadeado por esse silenciamento e pela dificuldade de comunicação é frequentemente negligenciado até mesmo pelas ciências psicológicas. Nesse sentido, compreendemos também que a psicanálise desempenharia um papel político frente à sociedade, pois permitiria a escuta desses sujeitos silenciados e excluídos devido à surdez. Bem como Freud realizou em sua época ao proporcionar a escuta às mulheres histéricas e silenciadas na sociedade do final do século XIX. Mas, são necessários ajustes quanto ao setting analítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella de Paula Almeida, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Atenção à Saúde Materno Infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás/EBSERH. Atualmente, mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde e Hospitalar, e Psicanálise.

Priscilla Melo Ribeiro de Lima, Universidade Federal de Goiás

É doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB), docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da UFG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Velhice (GEPEV). Atualmente pesquisa sobre discurso, identidade e resistência na velhice utilizando os aportes teóricos da psicanálise, psicossociologia e análise do discurso.

Susie Amâncio Gonçalves de Roure, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1986), Graduação Em Instrumento/Piano pela Universidade Federal de Goiás (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é professora associada do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, autoridade, autonomia, educação, relação professor-aluno e disciplina-indisciplina. 

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

Almeida, M. de P., de Lima, P. M. R., & de Roure, S. A. G. (2021). A escuta de sujeitos surdos na clínica psicanalítica. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–23. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3245