A escrita na psicanálise e sua relação com o inconsciente

Autores

Palavras-chave:

Language, Psychoanalysis, Writing, Unconscious

Resumo

Este trabalho consiste em apresentar reflexões acerca da relação da escrita com a psicanálise, considerando o conceito de inconsciente atrelado à noção de escritura. Para tanto, recuperamos algumas das discussões de Freud acerca de um modelo teórico sobre o funcionamento psíquico como um aparelho de memória, cujo conteúdo só pode ser acessado por meio da linguagem. Além disso, apresentamos a distinção de Lacan entre letra e letra lacaniana. Sendo a letra que se registra sobre o papel o que confere materialidade aos traços de memória, a escrita apresenta-se, para a psicanálise, como instrumento para a inscrição do discurso do inconsciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. Professora da rede estadual de Pernambuco.

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Pereira Lima Carvalho, M. W. (2022). A escrita na psicanálise e sua relação com o inconsciente. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(20), 1–17. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3938