O trauma e a urgência psíquica na clínica do suicídio

Autores

  • Isabel Noleto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Isabel Fortes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

suicídio, psicanálise, trauma, dor.

Resumo

Neste trabalho pretende-se discutir a questão do suicídio pela perspectiva da psicanálise. O suicídio é um fenômeno complexo, apresentando-se de diversas formas na clínica - pelo movimento em direção à morte, em tentativas de tirar a própria vida e na forma mais extrema, a do próprio suicídio. Compreende-se o suicídio como uma situação limite em que a vida se tornou demasiadamente penosa. A experiência analítica oferece uma escuta singular que possa acolher a dor do paciente e apostar que o tratamento permita possíveis desdobramentos e alternativas para lidar com a dor. Neste artigo utilizamos como referência o trauma e os efeitos da pulsão de morte tal como concebido por Freud no ‘Além do princípio de prazer’ e buscamos relações com os textos de Ferenczi ‘A criança mal acolhida e sua pulsão de morte’ e ‘Confusão de línguas entre os adultos e a criança’.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Noleto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, PUC-Rio. 

 

Maria Isabel Fortes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Profª Adjunta da Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio, membro do Espaço Brasileiro de Estudo Psicanalíticos, Editora da Revista Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

Noleto, I., & Fortes, M. I. (2022). O trauma e a urgência psíquica na clínica do suicídio. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(20), 1–23. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4190