Perdendo o chão: enlaces entre o luto e o lar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.4940

Resumo

A partir de algumas reflexões psicanalíticas acerca das manifestações do luto, este artigo visa traçar caminhos possíveis para pensar a relação dos sujeitos enlutados com a morada anteriormente compartilhada. De que formas o lar atravessa o sujeito em trabalho de luto frente à ausência do objeto de amor perdido? Visando enfrentar esta questão, buscamos pensar o luto em Freud, Lacan e Allouch em suas ressonâncias com as poéticas do espaço e da paisagem de Bachelard e Collot, respectivamente. Observamos que o lar não se restringe à materialidade da casa, sendo uma construção simbólico-imaginária edificada em conjunto por seus moradores. A perda de um dos elos dessa criação demanda um sacrifício e uma reconstrução, de modo que o lar precisará ser reinventado pelo enlutado desde outro lugar simbólico e, algumas vezes, também desde outro lugar literal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Dahmer Colbalchini, Universidade do Contestado

Doutora em Psicologia Clínica Psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Psicologia pela Universidade do Contestado (UnC).

Amadeu de Oliveira Weinmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorando do PPG em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia, Serviço Social e Saúde e Comunicação Humana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPSSCH/UFRGS). Coordenador do Grupo de Trabalho Psicopatologia e Psicanálise da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).

Downloads

Publicado

25-10-2024

Como Citar

Colbalchini, A. D., & Weinmann, A. de O. (2024). Perdendo o chão: enlaces entre o luto e o lar. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(24). https://doi.org/10.69751/arp.v13i24.4940