Relatos de familiares sobre autismo a partir da teoria lacaniana dos quatro discursos

Autores

  • Graziela Mezin da Silva UFTM
  • Rafael De Tilio UFTM

Resumo

Nos últimos anos, houve aumento expressivo no número de crianças e adolescentes diagnosticados como autistas. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do diagnóstico de autismo nos relatos de familiares com base na teoria dos quatro discursos de Lacan. Foram entrevistadas oito mães, três pais, um irmão, uma irmã e um avô de adolescentes diagnosticados com autismo, cujos conteúdos foram organizados por tipo de membros da família (mães; pais; irmãos/avós) e analisados a partir da teoria dos quatro discursos de Lacan. As mães destacaram o apaziguamento do sofrimento e das insuficiências diante do filho (discurso da histérica) após o diagnóstico de autismo por parte de um profissional da saúde (discurso do mestre), circulação discursiva que funciona por um tempo, pois a sobrecarga de cuidados e conflitos não cessavam por completo; para os pais/homens o diagnóstico de autismo dos filhos ou foi recebido como submissão às mães e aos profissionais da saúde (discurso do mestre) ou como recusa, cuja resposta foi o reforço dos esquemas tradicionais de masculinidade; os irmãos e avô ou entravam em conflitos com os saberes das mães e médicos quanto ao diagnóstico de autismo (discurso do mestre) ou recusavam-no, prestando solidariedade e compaixão às particularidades do autista (semelhante aos efeitos do discurso do analista). Essas diferentes circulações dos discursos entre os (tipos de) membros da família destacam as dificuldades de cumprimento das exigências sociais da parentalidade, dos cuidados e do convívio que podem obscurecer as singularidades dos autistas.

Palavras-chave: Autismo. Parentalidade. Teoria dos discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-09-2023

Como Citar

Silva, G. M. da, & Tilio, R. D. (2023). Relatos de familiares sobre autismo a partir da teoria lacaniana dos quatro discursos. Analytica: Revista De Psicanálise, 12(22). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/5181