O(a) docente como tradutor(a) e elástico: uma experiência sobre a transmissão da psicanálise na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5346

Resumo

Transmitir a psicanálise na universidade está em discussão desde seu primórdio. A educação e a psicanálise se encontram no axioma clássico freudiano: educar, governar e psicanalisar são profissões impossíveis. Assim sendo, este artigo tem como intuito refletir sobre a postura do(a) docente em sala de aula, no ensino da psicanálise na universidade, alicerçado em um relato de experiência de uma estagiária docente. A disciplina em que foi realizado o estágio tem como título “Constituição do Sujeito Psíquico” e pertence à graduação de psicologia de uma universidade no sul do Brasil. A metodologia do artigo é um relato de experiência narrativa fundamentada na investigação psicanalítica em forma de ensaio. A convergência entre experiência, práxis e teoria tecem este ensaio. Para isso, são retratadas duas posturas possíveis do(a) docente em relação à transmissão da psicanálise na universidade. Inicialmente, discute-se, com o auxílio de Walter Benjamin e Jacques Derrida, a metáfora do(a) docente como tradutor(a). Posteriormente, na segunda parte da discussão, pensa-se o(a) docente como elástico, para isso, utilizando como subsídio os principais autores: Paulo Freire e Sándor Ferenczi. Essas posturas surgiram como reflexo da experiência de estágio docente e mostram a construção de possíveis caminhos de transmissão da psicanálise na universidade no cenário contemporâneo. As posturas pensadas não são excludentes, pelo contrário, confluem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana Massem Homercher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – Rio Grande do Sul, Brasil). Mestra em Psicanálise: Clínica e Cultura pela UFRGS. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Pós-Graduação em Residência Multiprofissional da Universidade Franciscana (UFN). Pós-Graduanda na Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Psicologia pela Universidade Franciscana (UFN).

Downloads

Publicado

16-09-2026

Como Citar

Homercher, B. M. (2026). O(a) docente como tradutor(a) e elástico: uma experiência sobre a transmissão da psicanálise na universidade. Analytica: Revista De Psicanálise, 15(29). https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5346