Entre Velásquez e Pirandello: o olhar descentrador de subjetividades

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DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5530

Resumo

O presente ensaio visa a analisar um trecho da obra de Pirandello , em seu livro Uno, nessuno e centomila, a partir da presença do espelho como ferramenta artística para a produção de efeitos de sentido e outras posições subjetivas. Para tanto, partir-se-á da análise de Foucault sobre a obra de Velásquez, As damas de companhia, buscando possíveis articulações teóricas com a obra de Pirandello, para sucessivamente costurar essas leituras com o conceito psicanalítico de pulsão escópica em Lacan. Assim, acredita-se que os possíveis efeitos produzidos no espectador e leitor, gerados por uma relação de espelhamento com a obra, se possibilitam por fatores constitutivos e estruturantes da subjetividade, a qual se funda, em última instância, por efeitos imaginários e simbólicos na relação com o outro.

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Biografia do Autor

Davide Chareun, Centro Universitário Uniavan

Psicanalista e professor de Psicanálise do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Uniavan (Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil). Graduado em Psicologia, especialista em Psicanálise e Dispositivos Clínicos contemporâneos, mestre e doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). 

Maurício Eugênio Maliska, Universidade do Sul de Santa Catarina

Psicanalista e professor de Psicanálise no curso de graduação em Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) (Santa Catarina, Brasil). Graduado em Psicologia, mestre e doutor em Linguística e doutor em Psicologia. 

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Publicado

27-03-2025

Como Citar

Chareun, D., & Maliska, M. E. (2025). Entre Velásquez e Pirandello: o olhar descentrador de subjetividades. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(26). https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5530