Tinta de sangue em fleuma de papel: uma revisão psicanalítica sobre o uso catártico da poesia confessional pós-Segunda Guerra Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5624

Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi buscar analisar, pelo viés psicanalítico da sublimação, como o gênero literário da poesia confessional apresentou-se no cenário do fim da década de 1950, investigando a narrativa poética contida no limiar entre o eu autor e o eu lírico, os contextos psicossociais que circundaram a criação das suas obras e de como eles manifestaram-se nessas produções mediante artifícios linguísticos, promovendo catarse do conteúdo traumático. Para tanto, realizou-se revisão narrativa da literatura nas bases de dados digitais Periódicos Capes e SciELO e de material físico (artigos, revistas etc.), em conjunto à análise psicocrítica da obra Ariel (1965), da poeta confessionalista Sylvia Plath, integrando a poesia confessional, a psicanálise e a psicocrítica literária com o panorama operacional criativo no Zeitgeist do pós-guerra. Concluiu-se que houve de fato uma concepção poética por meio da sublimação do material traumático vivencial da escritora, a partir do uso de significantes explícitos e implícitos relacionados às Duas Grandes Guerras — interconectando a contextura psicossocial da sua época à barbárie desse imaginário marcial. Todavia, constatou-se a necessidade de mais pesquisas para ampliar a perspectiva sobre quais mecanismos alternativos e aparatos específicos foram tomados por outros confessionalistas para lidar com o impacto sondado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Halinson José de Souza Santos Júnior, Faculdade Líbano

Psicólogo e Psicanalista. Pós-Graduado em Psicologia Forense e em Linguística e Análise do Discurso pela Faculdade Líbano (2026). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Unifacisa (2024). 

Guaíra Moreira Camilo de Melo Dutra, Universidade Católica de Pernambuco

Psicóloga e Psicanalista. Doutoranda e mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), linha de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise. Especialista em Criminologia e Psicologia Criminal pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Downloads

Publicado

17-09-2026

Como Citar

Santos Júnior, H. J. de S., & Dutra, G. M. C. de M. (2026). Tinta de sangue em fleuma de papel: uma revisão psicanalítica sobre o uso catártico da poesia confessional pós-Segunda Guerra Mundial. Analytica: Revista De Psicanálise, 15(29). https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5624