A unilateralidade da razão na Ciência moderna: construção histórica e contrapontos a partir do viés junguiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i25.5670

Resumo

O presente artigo teórico busca compreender de forma crítica e propositiva, sob a perspectiva do autor Carl Gustav Jung, a aqui considerada limitante unilateralidade da razão e do materialismo que se apresentam no âmbito das Ciências contemporâneas, abordando as implicações desses vieses no campo da Psicologia e suas diversas correntes. Para tal, no primeiro momento, buscou-se apresentar brevemente a história da Ciência e da criação da Psicologia; enquanto no segundo traz-se a esse contexto as perspectivas junguianas a respeito do tema, visando apresentar o pensamento do autor, bem como tecer críticas a esse modelo. Não somente, apresenta-se uma alternativa ao pensamento unilateral por meio dos conceitos de símbolo e função transcendente, referindo-se que esse ponto de vista pode servir como alternativa possível aos excessos da razão. Por fim, conclui-se que, muito embora a racionalidade tenha conquistado espaços na Ciência, é sempre importante manter sob consideração alternativas aos modelos vigentes, especialmente quando estes tentam estabelecer-se como modelos únicos, excluindo os demais saberes.

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Biografia do Autor

Guilherme Martins Penso, Centro Universitário da Serra Gaúch

Graduando de Psicologia no Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG – Campus Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul, Brasil). 

Pedro Henrique Conte Gil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) (Rio Grande do Sul, Brasil). 

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Publicado

28-02-2025

Como Citar

Penso, G. M., & Gil, P. H. C. (2025). A unilateralidade da razão na Ciência moderna: construção histórica e contrapontos a partir do viés junguiano. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(25). https://doi.org/10.69751/arp.v13i25.5670

Edição

Seção

JOVENS PESQUISADORES