Interseções entre a psicanálise e esquizoanálise: o que pode o brincar na clínica com crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5705

Resumo

Este artigo realiza um comparativo crítico entre a psicanálise e a esquizoanálise no que se refere ao brincar das crianças, bem como ao seu lugar no manejo e na escuta clínica. O artigo foi desenvolvido por meio de uma revisão narrativa de literatura, em que se utilizaram como base textos clássicos de ambas as vertentes bem como a literatura contemporânea que aborda sobre o brincar na clínica com crianças. O brincar, em ambas as vertentes analisadas, emerge como uma produção de realidades múltiplas. Esse agenciamento comum, essa interseção, permitiu-nos compreender a brincadeira enquanto dois processos que se complementam: o brincar como um processo de criação e de esquecimento. Enquanto processo criativo, o brincar ocorre em uma temporalidade própria, em que o tempo do inconsciente (lógico) e o tempo de criação (Aión) convergem. O brincar é, portanto, um espaço-tempo privilegiado para a manifestação do inconsciente, em que a criança pode explorar, experimentar e, sobretudo, (re)criar. Nesse processo criativo, a criança elabora suas experiências, ressignificando-as e criando novos territórios psíquicos que não estão previamente determinados pelos adultos.

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Biografia do Autor

Bárbara Thomes Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga pela Faculdade Multivix de São Mateus, Espírito Santo. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES) (Espírito Santo, Brasil). 

Ester Marim Avancini, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga pela Faculdade Multivix de São Mateus, Espírito Santo. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPSI/UFES). Bolsista em processo de atuação e formação em Educação Popular em Saúde no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEP) (Espírito Santo, Brasil). 

Iagor Brum Leitão, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES). Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC), de São Mateus, Espírito Santo (Brasil). 

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Publicado

27-03-2025

Como Citar

Vargas, B. T., Avancini, E. M., & Leitão, I. B. (2025). Interseções entre a psicanálise e esquizoanálise: o que pode o brincar na clínica com crianças?. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(26). https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5705

Edição

Seção

JOVENS PESQUISADORES

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