A prática psicanalítica em uma instituição total: complexidades e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5707

Resumo

Este trabalho possui como meta o resgate dos textos freudianos em que o autor versa sobre as recomendações técnicas com relação ao fazer analítico, para que seja possível a elaboração de questionamentos, a avaliação dos atravessamentos e a construção de saberes cabíveis sobre a prática clínica de estagiários do curso de psicologia dentro da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC). Para tal fim, por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram mobilizadas noções fundamentais, como “transferência”, “abstinência”, “associação livre” e “pagamento analítico”, bem como se fez uso dos recursos teóricos conferidos por autores e comentadores do campo psicanalítico. Os resultados indicaram que a aplicação das recomendações freudianas dentro da APAC enfrentou desafios significativos devido às especificidades do ambiente institucional, mas também ofereceu novas perspectivas para a prática clínica. Conclui-se que, embora a adaptação da psicanálise em instituições totais apresente desafios, é possível desenvolver práticas que respeitem os princípios fundamentais da psicanálise, sem desconsiderar a lógica das instituições totais, promovendo o bem-estar dos internos.

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Biografia do Autor

Alícia Junqueira Resende, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) (Minas Gerais, Brasil). 

Matheus Felipe Mendes de Sá e Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) (Minas Gerais, Brasil). 

Talita Ferreira Martins, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) (Minas Gerais, Brasil). 

Ryan Gabriel Alencar Costa, Universidade Federal de São João del-Rei

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) (Minas Gerais, Brasil). 

Magali Milene Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) (Minas Gerais, Brasil). 

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Publicado

27-03-2025

Como Citar

Resende, A. J., Mendes de Sá e Silva, M. F., Martins, T. F., Costa, R. G. A., & Silva, M. M. (2025). A prática psicanalítica em uma instituição total: complexidades e possibilidades. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(26). https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5707

Edição

Seção

JOVENS PESQUISADORES