Escuta psicanalítica a adolescentes em acolhimento institucional: uma experiência de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5708

Resumo

O projeto de extensão universitária “Adolescência, Acolhimento Institucional e Clínica do Desamparo” oferta escuta psicanalítica a adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em instituições de acolhimento. No presente artigo, busca-se apresentar a potência do dispositivo psicanalítico em sua relação com os termos que compõem o título do projeto, em especial o conceito de desamparo. Pautados pelo princípio de territorialização da clínica, os integrantes do projeto estabelecem diálogo com Unidades de Acolhimento Institucional e vão até os adolescentes para oferecer uma escuta que pode se dar em diferentes moldes clínicos, mitigando o silenciamento subjetivo que frequentemente se dá pela ação do Outro institucional e pela vulnerabilidade social desses sujeitos. A partir disso, aponta-se que a singularidade de cada caso atendido exige o questionamento de alguns elementos da teoria e da clínica psicanalítica, como o setting, o manejo da transferência, a direção do tratamento e as intervenções possíveis para o praticante. O projeto visa a uma aposta no valor significante do que é trazido pelos adolescentes, permitindo surgir uma dimensão desejante, de agência acerca da sua história, desvinculando-os de uma determinação objetalizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Souto Alves, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Bahia, Brasil).

Nuno Figueiredo Souza Venâncio Lopes Machado, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Bahia, Brasil). 

Jamylle Leão Barbosa Tanajura, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Humanidades pela UFBA (Bahia, Brasil). 

Camila Vieira Rebouças Caribé, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Bahia, Brasil). 

Suely Aires, Universidade Federla da Bahia

Psicanalista, psicóloga formada pela Universidade Federla da Bahia (UFBA). Mestra e doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Instituto de Psicologia da UFBA (Bahia, Brasil) e líder do grupo de pesquisa Hiato: psicanálise, clínica e política. 

Downloads

Publicado

27-03-2025

Como Citar

Alves, L. S., Machado, N. F. S. V. L., Tanajura, J. L. B., Caribé, C. V. R., & Aires, S. (2025). Escuta psicanalítica a adolescentes em acolhimento institucional: uma experiência de extensão. Analytica: Revista De Psicanálise, 13(26). https://doi.org/10.69751/arp.v13i26.5708

Edição

Seção

JOVENS PESQUISADORES