Comunistas e surrealistas: estudo sobre a recepção política da tese de Jacques Lacan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5716

Resumo

A tese de doutoramento em medicina de Jacques Lacan, Da Psicose paranoica em suas relações com a personalidade, publicada em 1932, foi lida e comentada por integrantes dos movimentos comunista e surrealista antes de receber atenção dos campos médico e psicanalítico. Neste artigo, analisamos a recepção política da tese de Lacan no período de sua publicação, entre 1932 e 1933, composta de três textos: “Notes de lecture”, de Paul Nizan; “Compte rendu de lecture”, de Jean Bernier; e “Notes en vue d’une psycho-dialectique”, de René Crevel — todos de 1933. Constatamos que esses textos foram escritos da perspectiva do materialismo histórico e tenderam a ler as proposições lacanianas como uma espécie de crítica da ideologia nos campos do estudo científico da subjetividade. Nesse sentido, tentamos formular a hipótese de que a recepção política de sua tese teria sido parte dos fatores que influenciaram alguns dos encaminhamentos teóricos de Lacan, especialmente a elaboração de sua teoria da constituição imaginária do Eu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Guilherme Nogueira Passarinho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP, linha de pesquisa Políticas Públicas e Produção de Subjetividades: processos clínicos e institucionais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), código de financiamento 001. Mestre em Psicologia e Sociedade pela Unesp. Membro do Laboratório Transdisciplinar de Intercessão-Pesquisa em Processos de Subjetivação e Subjetividadessaúde (LATIPPSS), inscrito no CNPq. 

Fúvia Fernandes Pereira , Universidade Estadual Paulista

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP, linha de pesquisa Fontes Primárias e História Literária. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo n. 2025/04058-0. Mestra em Letras pela Unesp. 

Silvio José Benelli, Universidade Estadual Paulista

Livre docente em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor associado do Departamento de Psicologia Clínica do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unesp, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP, linha de pesquisa Políticas Públicas e Produção de Subjetividades: processos clínicos e institucionais. Coordenador do Laboratório Transdisciplinar de Intercessão-Pesquisa em Processos de Subjetivação e Subjetividadessaúde (LATIPPSS), inscrito no CNPq. 

Downloads

Publicado

16-09-2026

Como Citar

Passarinho, J. G. N., Pereira , F. F., & Benelli, S. J. (2026). Comunistas e surrealistas: estudo sobre a recepção política da tese de Jacques Lacan. Analytica: Revista De Psicanálise, 15(29). https://doi.org/10.69751/arp.v15i29.5716