Entre barões e porões: Amílcar Lobo e a psicanálise no Rio de Janeiro durante a ditadura militar

Autores

  • Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira Universidade de São Paulo - USP
  • Lucas Charafeddine Bulamah Universidade de São Paulo - USP
  • Daniel Kupermann Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

História da Psicanálise, Formação do Psicanalista, Transferência, Instituições Psicanalíticas, Ditadura.

Resumo

Pretende-se, neste artigo, uma análise crítica do “caso Amílcar Lobo” – médico que atuou em equipe de tortura do Exército durante a ditadura militar no Brasil, estando, simultaneamente, em formação psicanalítica na Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ). Tomando o caso como “analisador” do processo de institucionalização da psicanálise, demonstra-se de que maneira as sociedades psicanalíticas filiadas à Associação Psicanalítica Internacional (IPA) – naquele contexto da história do nosso País – foram coniventes com o regime de exceção instaurado, bem como com as práticas de tortura então vigentes. Em seguida, problematiza-se, por meio de uma pesquisa acerca dos efeitos transferenciais produzidos pelo modelo padronizado de formação psicanalítica, de que modo o movimento psicanalítico se encontra implicado na produção do “caso Amílcar Lobo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira, Universidade de São Paulo - USP

Psicanalista, psicólogo, mestre em Psicologia Social (IPUSP).

Lucas Charafeddine Bulamah, Universidade de São Paulo - USP

Psicanalista, psicólogo, mestre em Psicologia Clínica (IPUSP), membro do psiA – laboratório de pesquisas e intervenções psicanalíticas do IPUSP.

Daniel Kupermann, Universidade de São Paulo - USP

Psicanalista, professor doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, coordenador do psiA – laboratório de pesquisas e intervenções psicanalíticas do IPUSP.

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Moreira, L. E. de V., Bulamah, L. C., & Kupermann, D. (2014). Entre barões e porões: Amílcar Lobo e a psicanálise no Rio de Janeiro durante a ditadura militar. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 173–200. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/629