“Contar de outra maneira”: homologias entre a dança e a psicanálise

Autores

Palavras-chave:

dança, inconsciente, transferência, psicanálise.

Resumo

O estudo foi construído a partir dos conceitos de inconsciente e transferência para propor relação entre psicanálise e dança. Para isso, foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro compreende as dimensões do olhar e da transmissão da técnica; e, o segundo as aproximações entre a fala e a escrita, estando analista e coreógrafo na posição de autor. Conclui-se que a dança, assim, como a psicanálise, é construída a partir do inconsciente, o olhar está relacionado com a composição artística, a transmissão é possível via relação transferencial, e o coreógrafo, assim como o analista, estabelecem relação com a fala e com a criação a partir da relação com a escrita. Para pesquisas futuras, apresenta dois importantes desdobramentos, o primeiro como construção de apontamentos homologias entre o ato de analisar e o ato de coreografar; e, o segundo sobre a relação entre a dança e a feminilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Ferreira Bossa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Psicóloga e Mestre em Psicanálise e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Bossa, D. F. (2023). “Contar de outra maneira”: homologias entre a dança e a psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 11(21), 1–22. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4124