Sobre a Revista

SOBRE A REVISTA

Nascida em 2012, a Analytica: Revista de Psicanálise é efeito do desejo de fomentar e divulgar a produção rigorosa de conhecimento em psicanálise no Brasil, tendo como foco o desenvolvimento de discussões originais, o desdobramento de seus temas já estabelecidos, bem como a sua articulação crítica com campos diversos do universo acadêmico. Vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise (NUPEP) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o periódico conta, desde as suas primeiras edições, com publicação semestral. A Analytica apresenta, na classificação de periódicos do quadriênio 2017-2020 da CAPES, o qualis B1, constando nos indexadores: PePSIC, Latindex, BVS-Psi, Portal de Periódicos CAPES e Index Psi Peiródicos Técnico-Científicos.

 

FOCO E ESCOPO

A Analytica: Revista de Psicanálise tem como objetivo publicar investigações/desenvolvimentos teóricos, relatos de pesquisa, debates, entrevistas e resenhas que contenham análises, críticas e reflexões sobre temas, fatos e questões a partir do referencial psicanalítico. Publica também artigos voltados à interlocução entre a psicanálise e outros campos do saber, como a filosofia e as ciências sociais, igualmente dedicados ao pensamento sobre a sociedade e a cultura. As propostas para publicação devem ser originais, não tendo sido publicadas em qualquer outro veículo do país.

Publicam-se artigos em quatro línguas: português, espanhol, inglês e francês.

Não são cobradas taxas de editoração ou de submissão de artigos.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A revista conta com um conselho editorial-científico composto por pesquisadores de reconhecida competência na área de sua abrangência, de diferentes instituições de ensino e pesquisa de diversos estados do Brasil e do exterior. Todos os artigos são submetidos à avaliação por pares, realizada pelos membros do conselho científico-editorial ou por pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, por eles indicados como pareceristas ad hoc, em função da competência no tema/assunto do artigo avaliado. Tanto os artigos enviados por autores nacionais, quanto os enviados por autores estrangeiros passam por esse processo de avaliação.

Todos os autores são notificados sobre o resultado do processo de avaliação. Os artigos aprovados incondicionalmente são diretamente enviados para publicação. No caso de artigos cuja publicação depende de modificações, as alterações propostas são enviadas aos autores para que decidam se concordam em empreendê-las. No caso de artigos não aproveitados para publicação, os autores são avisados dessa decisão.

Todos os artigos passam por uma avaliação preliminar realizada pelos editores, na qual é verificada a adequação do manuscrito ao escopo e às normas da Revista, além de ser submetido a ferramentas de identificação de plágio. Somente após essa avaliação preliminar o artigo é enviado aos pareceristas.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Analytica: Revista de Psicanálise, com o intuito de fomentar uma maior democratização mundial do conhecimento científico, disponibiliza, de forma gratuita, acesso livre e imediato ao seu conteúdo.

 

INDEXAÇÃO

A Analytica: Revista de Psicanálise se encontra indexada nas seguintes bases de dados: PePSIC, Latindex, BVS-Psi, Portal de Periódicos CAPES e Index Psi Peiródicos Técnico-Científicos.