MONITORIA NO ENSINO DAS PAIXÕES: ACOLHIMENTO AO ALUNO NO PRIMEIRO CONTATO COM A PSICOPATOLOGIA.

Autores

  • Marly Aparecida Fernandes PUC-Campinas
  • João Paulo Zerbinati PUC-Campinas
  • Tamiris da Silva Cantares PUC-Campinas
  • Grazielly dos Santos Germano PUC-Campinas

Palavras-chave:

Palavras chave, Ensino. Monitoria. Psicopatologia. Acolhimento. Subjetividade.

Resumo

Este artigo apresenta a monitoria de Psicopatologia como um recurso importante no desenvolvimento da disciplina e no acompanhamento do aluno no processo ensino-aprendizagem, o qual é mobilizador de muitas angústias. Destaca e analisa como estratégia de escuta e acolhimento a leitura do diário de campo, caracterizado como uma produção escrita em que o aluno elabora a partir do contato com a prática e aproximação com o sofrimento psíquico, objeto de estudo da disciplina. Os autores consideram que o acompanhamento personalizado do aluno por meio de estratégias, com oferecimento de espaços de acolhimento e elaboração, favorece a integração do conhecimento com a experiência emocional subjetiva, assim como, o amadurecimento de um verdadeiro self profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Aparecida Fernandes, PUC-Campinas

Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Docente da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas. 

João Paulo Zerbinati, PUC-Campinas

Graduando do 10º período do curso de Psicologia da PUC-Campinas. Monitor da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas. 

Tamiris da Silva Cantares, PUC-Campinas

Graduanda do 10º período do curso de Psicologia da PUC-Campinas. Monitora da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas. 

Grazielly dos Santos Germano, PUC-Campinas

Graduanda do 10º período do curso de Psicologia da PUC-Campinas. Monitora da disciplina Psicopatologia do Curso de Psicologia da PUC-Campinas. 

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Fernandes, M. A., Zerbinati, J. P., Cantares, T. da S., & Germano, G. dos S. (2021). MONITORIA NO ENSINO DAS PAIXÕES: ACOLHIMENTO AO ALUNO NO PRIMEIRO CONTATO COM A PSICOPATOLOGIA. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1081