A contribuição ética da psicanálise ao mundo da globalização: apoiar-se no sintoma

Autores

  • Sidi Askofaré Université de Toulouse
  • Marie-Jean Sauret Université de Toulouse e Associação de Psicanálise Jacques Lacan

Palavras-chave:

política, ética, sujeito, sintoma, globalização

Resumo

Trata-se de situar a hostilidade do atual discurso dirigido à psicanálise no contexto do laço social contemporâneo, procurando evidenciar que esse discurso ataca não somente o saber psicanalítico, mas, mais além, o real do sujeito e de seu sintoma. Por que nossa época tornou-se surda à psicanálise, quais são as teorias que se lhe opõem? Desde que escapemos de suas sugestões (de sua formatação), os impasses dessas teorias contêm, designam o real sobre o qual a psicanálise poderia se renovar: colocando o gozo em questão, o sintoma oferece a solução negada pela modernidade...Apenas uma posição ética é suscetível de optar pelo desejo (o sujeito que se apoia em seu sintoma) contra o serviço dos bens invocado de todas as partes... A batalha não está perdida. No entanto, ela está lon-ge de ser vencida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidi Askofaré, Université de Toulouse

Professor universitário, responsável pelo eixo «Clínica psicanalítica do sujeito e do laço social» do Laboratório de Clínicas Psicopatológica e Intercultural (Laboratoire de Cliniques Psychopathologique et Intercuturelle) da Université de Toulouse - Jean Jaurès. Psicanalista (Fóruns do Campo Lacaniano)

Marie-Jean Sauret, Université de Toulouse e Associação de Psicanálise Jacques Lacan

Professor emérito, membro do Laboratório de Clínicas Psicopatológica da Université de Toulouse e Intercultural (Laboratoire de Cliniques Psychopathologique et Intercuturelle) da Université de Toulouse - Jean Jaurès. Psicanalista (Associação de Psicanálise Jacques Lacan)

Downloads

Publicado

16-10-2015

Como Citar

Askofaré, S., & Sauret, M.-J. (2015). A contribuição ética da psicanálise ao mundo da globalização: apoiar-se no sintoma. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6), 7–27. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1165