Origens da Psicossomática e suas conexões com a Medicina na Grécia antiga

Autores

  • Leonardo Tadeu Lima da Silva Universidade Paulista (UNIP)

Palavras-chave:

Psicossomática, Medicina, Hipocrates, Alexander, Groddeck.

Resumo

A origem da Psicossomática pode ser remontada à Hipócrates, mas a compreensão moderna em tal área tem seu inicio no começo do seculo XX, a partir dos estudos de Georg Groddeck e Sandor Ferenczi e, posteriormente, uma fundação oficial, nos EUA por Franz Alexander. Objetivou-se com este estudo, uma revisão bibliográfica no sentido de analisar se os caminhos tomados até o nascimento da Psicossomática dos nossos tempos foram capazes de resgatar o que se praticava como Medicina na Grécia antiga. Para tanto, a presente pesquisa percorreu os pensamentos desenvolvidos por Groddeck. Depois averiguou-se as teses desenvolvidas por Sandor Ferenczi e os desdobramentos posteriores da Psicanálise Americana. Por fim, foi proposta uma discussão a respeito das implicações desses pensamentos, concluindo-se que a corrente americana carrega pressupostos da Biomedicina moderna, enquanto Groddeck é o responsavel pelo maior resgate da Medicina grega, através das noções de simbolização, interpretação e da indistinção entre mente e corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Tadeu Lima da Silva, Universidade Paulista (UNIP)

Sou estudante do quinto ano de Psicologia na Universidade Paulista (UNIP), Campus Sorocaba, com interesse em pesquisa de base psicanalítica. Iniciei a minha vida acadêmica com uma pesquisa de iniciação científica de interlocussão entre a Psicanálise e a Psicossomática, apresentada no ano de 2015.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Silva, L. T. L. da. (2021). Origens da Psicossomática e suas conexões com a Medicina na Grécia antiga. Analytica: Revista De Psicanálise, 5(8). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1274