Discurso e materialismo: a influência de Demócrito de Abdera na concepção de linguagem para Jacques Lacan

Autores

  • Leonardo Andre Elwing Goldberg Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

materialismo, linguagem, escritura, demócrito, psicanálise

Resumo

Resumo

 

 

O presente trabalho tem como objetivo entender a influência da física atomista do filósofo Demócrito de Abdera na concepção de linguagem para Jacques Lacan, mais especificamente no conceito de materialismo do significante. Consideramos, a partir da releitura de dois textos fundamentais para compreender a noção de linguagem em Jacques Lacan, “O Aturdito” e “O discurso de Roma”, que a concepção de linguagem em Lacan é influenciada pela perspectiva adotada pelo materialismo democriteano (além da linguística saussiriana). Lacan lança mão de uma interpretação do materialismo de Demócrito que passa a pressupor o significante enquanto algo material. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Andre Elwing Goldberg, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre em Educação Arte e História da Cultura (UPM) e Doutorando do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP)

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Goldberg, L. A. E. (2021). Discurso e materialismo: a influência de Demócrito de Abdera na concepção de linguagem para Jacques Lacan. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(14). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1307