Reflexões sobre o papel do pai na anorexia nervosa

Autores

Palavras-chave:

Anorexia, Pai, Psicanálise.

Resumo

A anorexia é um transtorno alimentar em que há uma alta restrição alimentar, ocasionando a intensa perda de peso e outros prejuízos físicos, psicológicos e sociais, podendo inclusive levar à morte. Relatos da clínica psicanalítica apontam, no mecanismo de recusa, característico da anorexia, para aspectos além da questão alimentar e imagem corporal, deparando-se o analista, frequentemente, com vínculos e linguagem primitivos do sujeito anoréxico, os quais remetem aos primórdios da vida e da alimentação. Grande parte da literatura psicanalítica se ocupa da mãe em relação a esses vínculos, sendo ela destacada como alguém que mantém uma relação fusional com a filha, diante da qual o pai é excluído. Partindo da visão de Freud e Lacan, o presente trabalho investiga o papel do pai na anorexia, sendo abordada sua relação com o sujeito anoréxico a partir de dados e informações encontrados na literatura psicanalítica sobre o tema.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Sajnaj Ferreira, Universidade Positivo

Graduanda em Psicologia pela Universidade Positivo.

Caroline Guzzoni, Universidade Positivo

Graduanda em Psicologia pela Universidade Positivo.

Nei Ricardo de Souza, Universidade Positivo

Professor da Universidade Positivo, nas disciplinas de Psicanálise, Ciências Sociais e Saúde, Antropologia e Sociologia. Psicanalista, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Especialista em Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Família (2003), e graduado em Psicologia (1996) pela mesma Universidade.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Ferreira, V. S., Guzzoni, C., & Souza, N. R. de. (2021). Reflexões sobre o papel do pai na anorexia nervosa. Analytica: Revista De Psicanálise, 6(11). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1899