Culpa e narcisismo na tragédia moderna

Autores

  • Ângela Buciano do Rosário Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG
  • Jacqueline de Oliveira Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Palavras-chave:

Culpa, narcisismo, pós-modernidade.

Resumo

Objetiva-se a articulação entre narcisismo e culpa no contexto de uma sociedade pós-moderna. Para isso, apresentam-se duas vertentes do sentimento de culpa. Uma, como declínio da culpa em sua perspectiva civilizatória, correspondente na atualidade a uma organização social perversa e narcísica. Outra, como exacerbação desse sentimento em relação ao próprio sujeito, correspondente às exigências contemporâneas de beleza, fruição e juventude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Buciano do Rosário, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Psicóloga, doutoranda e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). (Barbacena, Mina Gerais, Br.)

Jacqueline de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Doutora em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora adjunta III e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), psicóloga clínica. (Belo Horizonte, Mina Gerais, Br.)

Downloads

Publicado

08-10-2012

Como Citar

do Rosário, Ângela B., & Moreira, J. de O. (2012). Culpa e narcisismo na tragédia moderna. Analytica: Revista De Psicanálise, 1(1), 73–89. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/234