As estabilizações na clínica das psicoses e das toxicomanias

Autores

  • Júlia Reis da Silva Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais
  • Márcia Rosa Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Estabilização, Psicose, Toxicomania.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre os diferentes modos de estabilização na clínica das psicoses e das toxicomanias para a psiquiatria e a psicanálise. Na contramão da psiquiatria de orientação biológica que considera a toxicomania e a psicose como transtornos distintos e defende a abstinência do uso de drogas como condição de tratamento, a psicanálise propõe que o diagnóstico e a direção de tratamento devem ser traçados a partir da investigação da função do recurso à droga na economia de gozo de cada sujeito, de acordo com sua estrutura clínica, o que aponta para a possibilidade da identificação imaginária ao significante “sou toxicômano” estabilizar a psicose, quando consegue localizar ou apaziguar o gozo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Reis da Silva Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFMG). Mestre em Psicanálise pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise (UERJ). Psicóloga. Psicanalista.

Márcia Rosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado em Teoria Psicanalitica (UFRJ). Doutorado em Letras: Literatura Comparada (UFMG). Profa no Programa de Pós-Graduacao em Psicologia (UFMG). Psicóloga. Psicanalista filiada a Escola Brasileira de Psicanalise e a Associação Mundial de Psicanalise.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Mendonça, J. R. da S., & Rosa, M. (2020). As estabilizações na clínica das psicoses e das toxicomanias. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(16), 1–30. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2671