Sobrecarga familiar e infantilização no cuidado de sujeitos com transtorno mental

Autores

  • Tiago Humberto Rodrigues Rocha Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maira Rodrigues Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Transtorno mental, familia, Centro de Atenção Psicossocial

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar, a partir do referencial psicanalítico, as repercussões subjetivas de familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, na cidade de Uberaba, Minas Gerais, após o diagnóstico de transtorno mental. De acordo com pesquisas, sofrimento e insegurança são constantes na família diante da situação de adoecimento mental. Para o processo de coleta de dados optou-se pela forma semiestruturada de entrevista e criou-se um roteiro contendo quinze questões, que foram aplicadas em cinco familiares. Obteve-se como resultados os sentimentos de sobrecarga, culpa, superproteção, infantilização e medo. Dentre eles, sobrecarga e superproteção foram os que mais apareceram nas entrevistas, o que está pareceu estar relacionado ao fato de os cuidadores terem pouca confiança na autonomia de seus familiares acometidos de sofrimento mental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Humberto Rodrigues Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicólogo; Doutorando em Psicologia Social pela USP; Membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP); Professor Assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Rocha, T. H. R., & Silva, M. R. (2021). Sobrecarga familiar e infantilização no cuidado de sujeitos com transtorno mental. Analytica: Revista De Psicanálise, 1(1). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/301