O que pode a psicanálise diante do adoecimento do corpo? Considerações sobre a escuta do sujeito no hospital

Autores

  • Patrícia Teixeira Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Alinne Nogueira Coppus Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Psicanálise, Hospital, Adoecimento, Corpo, Sujeito.

Resumo

Diante do adoecimento, as pessoas normalmente buscam, no saber médico, respostas para suas mazelas. Sendo o hospital uma instituição de tratamento, a internação torna-se uma tentativa de contornar, por meio da ciência, o mal que se apresenta. Para algumas pessoas, o encontro com o adoecimento aparece como uma devastação, fazendo furo na rede de significações em que estas se reconheciam ao longo da vida. Podendo ser indício de um Real inapreensível na linguagem, o adoecer faz emanar sentimentos de angústia. O encontro com o analista no hospital pode ser uma possibilidade para que, diante do que vivencia, o sujeito possa encontrar uma via possível por meio da palavra. Nesse sentido, a proposta deste artigo é discutir o que pode a Psicanálise oferecer ao sujeito que se encontra diante do adoecimento de seu corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Teixeira Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Graduada em Psicologia pela Faculdade Machado Sobrinho de Juiz de Fora, Especialista em Residência Multiprofissional Atenção Hospitalar, Psicologia - Hospital Universitário de Juiz de Fora. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Alinne Nogueira Coppus, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela UERJ. Doutora e mestre em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Docente do curso de Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora do Centro de Psicologia Aplicada.

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

Pereira, P. T., & Coppus, A. N. (2021). O que pode a psicanálise diante do adoecimento do corpo? Considerações sobre a escuta do sujeito no hospital. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–17. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/3050

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)