Estado de Torpor como "troco" na operação econômica capitalista

Autores

  • Nadir Lara Junior Unisinos
  • Andrea Paula Santos Lara

Palavras-chave:

gozo, trabalho, psicanálise, marxismo

Resumo

Nas relações de trabalho da sociedade capitalista, há uma operação econômica em que os sujeitos investem sua vida para conseguir sua subsistência, por conseguinte eles ganham de “troco” nessa operação de renúncia de gozo - o estado de torpor: apatia e subserviência para garantir a vida. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir como e quais são as estratégias usadas pelo sistema capitalista neoliberal, especialmente o brasileiro, para garantir que os sujeitos trabalhem e doem suas vidas para a manutenção do capital. Para tanto, vamos refletir sobre o histórico de como as relações de trabalho se estabeleceram na sociedade capitalista; em seguida apresentaremos como se estruturam os processos ideológicos decorrentes dessas relações de trabalho e por fim as consequências disso para os sujeitos no atual laço social, tendo o estado de torpor como uma marca da opressão no sujeito contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadir Lara Junior, Unisinos

Mestre e Doutor em Psicologia Social. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ideologias Políticas e Movimentos Sociais.

Andrea Paula Santos Lara

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Lara Junior, N., & Santos Lara, A. P. (2021). Estado de Torpor como "troco" na operação econômica capitalista. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(2). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/342