Tratamentos para usuários de drogas: possibilidades, desafios e limites da articulação entre as propostas da redução de danos e da psicanálise

Autores

  • Cynara Teixeira Ribeiro Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA
  • Andréa Hortélio Fernandes Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

Saúde mental, uso de drogas, propostas terapêuticas, redução de danos, psicanálise.

Resumo

O artigo discute as particularidades de três propostas de tratamento para usuários de drogas: a abstinência, a redução de danos e a psicanálise, dedicando atenção especial ao debate entre as últimas. Busca-se avaliar as possibilidades de articulação entre elas através da análise de suas premissas, bem como das práticas realizadas em instituições que oferecem tratamento para o uso de drogas sob diferentes perspectivas. Conclui-se que a psicanálise contribui com as propostas de tratamento existentes por introduzir uma dimensão clínica pautada no sujeito do inconsciente e, portanto, na singularidade de cada usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA). (Angicos, Rio Grande do Norte, Br.)

Andréa Hortélio Fernandes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université de Paris VI. Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. (Salvado, Bahia, Br.)

Downloads

Publicado

05-06-2013

Como Citar

Ribeiro, C. T., & Fernandes, A. H. (2013). Tratamentos para usuários de drogas: possibilidades, desafios e limites da articulação entre as propostas da redução de danos e da psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(2), 33–58. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/372