“Era uma vez...” a importância da fantasia para o desenvolvimento psíquico

Autores

  • Fernanda Marinho Matte PUCRS - CEAPIA
  • Gabriel José Chittó Gauer PUCRS
  • Tatiana Helena José Facchin PUCRS

Palavras-chave:

Fantasia, Realidade psíquica, Contos de fadas

Resumo

O presente artigo aborda a importância da fantasia como realidade psíquica, como um dispositivo para o maravilhoso, resolutiva de conflitos, constitutiva de identidade, criadora de espaços psíquicos tão reais e potentes quando a dita realidade da vida. Alem disso, trata da seriedade dos contos de fadas, já que estes oferecem às crianças um meio de alcançarem esse elemento maravilhoso e elaborarem seus conflitos. Há um consenso entre os psicanalistas de que a fantasia não é só um lugar na psique onde os desejos se realizam, mas que ela é também o combustível interno de cada ser humano, necessária para a elaboração de vivências e conflitos, tendo sua origem na sexualidade infantil. O trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica entre elas teses e dissertações, a respeito da importância da fantasia e sobre o auxílio dos contos de fadas para o desenvolvimento psíquico, pontuando suas características e diversidades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marinho Matte, PUCRS - CEAPIA

Psicóloga, Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Pós-Graduanda em Psicoterapia de Infância e Adolescência no CEAPIA.

Gabriel José Chittó Gauer, PUCRS

Psiquiatra. Professor titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Tatiana Helena José Facchin, PUCRS

Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica - PUCRS. Membro do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde – IBPS.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Marinho Matte, F., Chittó Gauer, G. J., & José Facchin, T. H. (2021). “Era uma vez.” a importância da fantasia para o desenvolvimento psíquico. Analytica: Revista De Psicanálise, 8(14). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/422