Trauma e Fragilidade Narcísica nas Adicções

Autores

  • Paloma Mendes Zidan Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Raquel Vasques da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

adicção, narcisismo, pulsão, passividade alteridade

Resumo

O nosso objetivo com este artigo foi elaborar algumas questões relativas à patologia das adicções. Para isso analisamos a problemática do excesso pulsional em contraponto com a da fragilidade narcísica, tópicos de especial relevo nessa patologia. Esta investigação vem nos interrogar, dentre outros aspectos, sobre a relação de dependência do sujeito frente ao objeto, dependência que assume, nestes casos, um caráter absoluto e radical. Incluímos no campo desta patologia as adicções ao consumo, ao sexo, ao jogo, e não apenas ao objeto droga.

 Nas adicções, o ego tenta responder, ainda que de forma precária, ao excesso pulsional, buscando reverter, pela via do ato, a situação de passividade em que se encontra. Este tipo de operação nos conduz a uma análise das noções de trauma e compulsão à repetição, levando em conta a dimensão paradoxal do modo de defesa aí utilizado. Trata-se da busca de uma passagem à atividade, mas que mantém o ego dominado pelo objeto – objeto da adicção.

Entendemos que o estudo da segunda teoria pulsional de Freud pode contribuir para a compreensão da adicção. Uma vez que a questão do trauma, do excesso pulsional parece-nos constituir um aspecto básico nessa patologia. Nossa proposta está fundamentada numa concepção teórica na qual a dimensão pulsional vem se articular com as relações objetais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Mendes Zidan, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí/ RJ.

Especialização em Assistência ao Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas (IPUB/UFRJ).

Especializanda em Saúde da Pessoa Idosa (UNASUS/UERJ)

Raquel Vasques da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Psicóloga do Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Psicóloga da Prefeitura Municipal de Saúde de Itaguaí/RJ.

Especialista em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz)

Downloads

Publicado

16-11-2014

Como Citar

Zidan, P. M., & da Rocha, R. V. (2014). Trauma e Fragilidade Narcísica nas Adicções. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(5), 72–100. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/544