Emergência da Psicanálise no Brasil: O pansexualismo de Francisco Franco da Rocha

Autores

  • Josiane Cantos Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Palavras-chave:

História da psicanálise, Brasil, Pansexualismo, Franco da Rocha, Freud.

Resumo

O presente artigo trata de um ínfimo fragmento da história da psicanálise no Brasil, o estudo do livro de 1920 O pansexualismo na doutrina de Freud, de Francisco Franco da Rocha. Busca-se a compreensão acerca do que Franco da Rocha considerava ser o pansexualismo na doutrina de Freud, se seria uma crítica à psicanálise ou algo que ele considerava sua essência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Cantos Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Psicóloga com atuação clínica e pesquisadora em história da psicanálise, especialista em teoria psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, orientada pela Profa. Dra. Carmen Lucia Montechi Valladares de Oliveira, com o trabalho Emergência da Psicanálise no Brasil: O pansexualismo de Francisco Franco da Rocha, e mestre em psicologia clínica pela mesma instituição, orientada pelo Prof. Dr. Renato Mezan, com a pesquisa A história da psicanálise no Brasil nas primeiras décadas do século XX e sua influência na concepção e constituição de Saúde Mental.

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Machado, J. C. (2014). Emergência da Psicanálise no Brasil: O pansexualismo de Francisco Franco da Rocha. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 40–58. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/624