Trajetórias da psicanálise paulista

Autores

  • Carmen Lucia Montechi Valladares de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Palavras-chave:

História, Psicanálise, São Paulo, Instituições psicanalíticas.

Resumo

O artigo traça o percurso de quase um século de presença da psicanálise em São Paulo. Analisa as principais vias de circulação da doutrina assim como o processo de institucionalização da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, SBPSP que a partir dos anos 70, possibilitaram a expansão da doutrina e a emergência de outras escolas de pensamento, notadamente o lacanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Montechi Valladares de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Psicanalista, Socióloga, Drª pela Université Paris VII. Pós-doutorado em Psicologia Clínica pelo Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP. Coordenadora e Profª do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da PUC-SP. Membro da Société Internationale d’Histoire de la Psychiatrie et de la Psychanalyse e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Autora de História da psicanálise. São Paulo 1920-1969. São Paulo: Escuta-Fapesp, 2005.

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Oliveira, C. L. M. V. de. (2014). Trajetórias da psicanálise paulista. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 59–87. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/625