Reflexões sobre a área de pesquisa Filosofia da Psicanálise: um depoimento sobre sua constituição em São Paulo

Autores

  • Richard Theisen Simanke Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Francisco Ronald Capoulade Nogueira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Université Denis Diderot (Paris VII)

Palavras-chave:

Filosofia da Psicanálise, Psicanálise no Brasil, Filosofia, São Paulo.

Resumo

Este artigo visa contribuir para uma reflexão sobre o diálogo entre Filosofia e Psicanálise a partir dos anos 1970 no que se refere à apropriação realizada por intelectuais brasileiros, em especial no cenário paulista. Acontecimentos significativos como a dissertação de Mezan, a tese de Monzani e o papel político e intelectual de Bento Prado Jr., entre outros, marcaram de maneira indelével a forma como se estabeleceu o diálogo entre Filosofia e Psicanálise no Brasil. É a partir dessas peculiaridades que se pode refletir sobre a construção e desenvolvimento de um campo de pesquisa chamado Filosofia da Psicanálise como uma contribuição brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Theisen Simanke, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Filosofia pela USP (1997), mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Autor de trabalhos como Metapsicologia Lacaniana: os anos de formação (Discurso, 2002), A Formação Freudiana da Teoria da Psicoses (Edições Loyola, 2009), Freud na Filosofia Brasileira (Escuta, 2005), entre outros. Professor da Universidade Federal de São Carlos entre 1994 e 2012. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Francisco Ronald Capoulade Nogueira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Université Denis Diderot (Paris VII)

Psicanalista e Documentarista. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em cotutela com a École Doctorale de Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Université Denis Diderot (Paris VII). Atualmente, é membro da Associação Campinense de Psicanálise e pesquisador no grupo Psicanálise e saúde mental no Brasil: história e perspectiva (UFSJ). É idealizador e realizador da série de documentários Hestórias da Psicanálise.

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Simanke, R. T., & Nogueira, F. R. C. (2014). Reflexões sobre a área de pesquisa Filosofia da Psicanálise: um depoimento sobre sua constituição em São Paulo. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 201–228. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/630