Memória e identidade no contexto de uma cartografia cultural: notas para discussão

Autores

  • Thiago Luiz Calandro UNESP - Rio Claro
  • João Pedro Pezzato Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Identidade, Memória, Cartografia Escolar.

Resumo

Em um mundo globalizado faz-se cada vez mais necessário estudar as identidades regionais e locais no intuito de promover sua valorização e formar cidadãos atuantes em todas as escalas espaciais. Assim, é proposto discutir os referenciais teóricos de trabalhos com memória, identidade e representação cartográfica. A memória é tratada como uma dimensão que constrói identidades culturais, instância de produção de sentido, a respeito dos espaços de vivência. As relações entre ensino formal, em especial, o currículo selecionado pela geografia escolar, e os saberes da experiência vivida podem contribuir para o estudo das referências e horizontes espaciais dos moradores das regiões urbanas e rurais. Essa perspectiva é proposta como discussão que visa contribuir para o avanço das reflexões a respeito da relação entre da cartografia escolar e a produção de sentido de pertencimento a diferentes localidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Luiz Calandro, UNESP - Rio Claro

Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro

Mestrando em Geografia na Linha de Pesquisa: Geografia, Ensino e Cartografia Escolar

João Pedro Pezzato, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Doutor - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP - Instituto de Biociências de Rio Claro. Av. 24A, 1515 – Bela Vista 13506-900 Brasil, Telefone: (19) 3526-4245, Ramal: 4280.

Downloads

Publicado

2014-05-27

Como Citar

Calandro, T. L., & Pezzato, J. P. (2014). Memória e identidade no contexto de uma cartografia cultural: notas para discussão. Revista Territorium Terram, 2(3), 13–28. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/550

Edição

Seção

ARTIGOS