Orientação espacial e a "Geografia de Dona Benta": observações pela experiência vivida

Autores

  • Filipe Rafael Gracioli UNESP Campus Rio Claro
  • João Pedro Pezzato UNESP Rio Claro

Palavras-chave:

Experiência, espaço geográfico, orientação espacial, Monteiro Lobato

Resumo

Entendendo que a relação estabelecida entre a Geografia científica e outros saberes, como o da literatura, pode nos levar a repensar as relações humanas com o espaço, trazemos este texto, resultado parcial da pesquisa intitulada “A identidade nacional em Monteiro Lobato e a Geografia de Dona Benta”. Concebido a partir dos detalhes de uma narrativa da literatura infantil, chama-nos a atenção um ponto particular de sua textualidade ao tratar da concepção de localização e de orientação no espaço geográfico. Reformulando um tema clássico do ensino de Geografia, dado pela relação corpo humano-astro celeste, Lobato imprime originalidade ao abordar a orientação espacial, a do corpo humano-experiência de vida, provocando um processo de repensar o lugar pela experiência geográfica do espaço. Considerando que a experiência individual leva à revisão de paradigmas e de tradicionalismos, discutimos uma proposta que não vem para negar o que já foi construído, mas para fazer repensar o devir.

Palavras-chave: espaço geográfico, orientação espacial, experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Rafael Gracioli, UNESP Campus Rio Claro

Título de mestre em Educação (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus Rio Claro. Graduado em Geografia pela mesma instituição, nas modalidades licenciatura (2010) e bacharelado (ênfase em Análise Sócio-Espacial e Planejamento Territorial - 2011). Realizou estágio master na Universidad de Santiago de Compostela - USC, Galicia, España (2013) junto à Facultade de Filoloxía. Desenvolve trabalhos com a temática Geografia e Literatura, investigando as noções de nacionalismo e de identidade nacional expressadas por meio do conhecimento geográfico da narrativa da obra Geografia de Dona Benta (1935) de Monteiro Lobato e da produção literária didática para o ensino escolar correspondente (1889-1930). Atualmente investiga as relações entre a produção literária infantil de caráter geográfico e a produção de obras didáticas escolares de Geografia da Espanha do início do século XX.

João Pedro Pezzato, UNESP Rio Claro

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado e e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995/2001). Entre 2010 e 2011 realizou Pós-Doutorado na Universidade de Santiago de Compostela USC Galícia, Espanha. Atualmente é professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro e cadastrado nos Programas de Pós-Graduação em Educação (IB/Depto de Educação) e em Geografia (IGCE/Depto de Geografia). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: 1) Cultura, Memória e Sociedade (PUC-MG), 2) Geografia e Cartografia Escolar, 3) Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem, Expêriencia e Formação. Entre os principais temas de estudo, destacam-se: Ensino de Geografia, Memória e Ensino de Geografia, História da Geografia Escolar e Geografia e Currículo.

Downloads

Publicado

2014-05-27

Como Citar

Gracioli, F. R., & Pezzato, J. P. (2014). Orientação espacial e a "Geografia de Dona Benta": observações pela experiência vivida. Revista Territorium Terram, 2(3), 122–133. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/territorium_terram/article/view/556

Edição

Seção

ARTIGOS