Educação de Jovens e Adultos e Psicologia: intervenções e saberes
Abstract
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem a finalidade de garantir o acesso ao ensino para aquelas pessoas que foram sistematicamente excluídas da escola regular. Devido às especificidades dessa modalidade de ensino, a formação dos profissionais que nela atuam é de grande importância. Diante disso, o trabalho ora apresentado teve como objetivo contribuir, por meio da perspectiva da Psicologia Escolar Crítica, com a formação de professores e gestores para a atuação na EJA. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo de dois anos na modalidade de Plantão Institucional e abrangeram, inicialmente, um grupo de 20 professores de dois núcleos de EJA e, no segundo ano, os coordenadores de todos os núcleos do município (11 pessoas). Foi possível verificar a importância da criação de espaços formativos e de reflexão para a formação humana e técnica de professores e coordenadores, assim como para o alinhamento de práticas e saberes com a proposta político-pedagógica da EJA.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Psicologia escolar; Formação de professores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Statement of Originality and Grant of Copyright
I declare that the work submitted to the journal Pesquisas e Práticas Psicossociais, Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, Federal University of São João del Rei (LAPIP / UFSJ), has not been published previously and I undertake not to submit it to another publication while is in the evaluation process or after published by this journal.
I declare that the work is original and that its content is the result of my intellectual contribution. All quotations and references to material already published are identified with their credits and are included in the references with authorizations of copyright holders.
I grant the copyright to the journal Pesquisas e práticas psicossociais and take responsibility for claims or proceedings relating to intellectual property rights, exempting from liability the Federal University of São João del Rei.
If the article is approved, I authorize the journal Pesquisas e práticas psicossociais, editing it, display it and distribute it in Brazil and abroad, over the internet or in other media.
XX I agree and accept the terms of this declaration.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36301-160 São João del-Rei, Minas Gerais,
E-mail: ppp_lapip@ufsj.edu.br
Telephone: (32) 3379-2492