Educação de Jovens e Adultos e Psicologia: intervenções e saberes

Autores/as

  • Marivete Gesser
  • Adriana Bolis
  • Denise Cord
  • Leandro Castro Oltramari
  • Rafael Pereira

Resumen

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem a finalidade de garantir o acesso ao ensino para aquelas pessoas que foram sistematicamente excluídas da escola regular. Devido às especificidades dessa modalidade de ensino, a formação dos profissionais que nela atuam é de grande importância. Diante disso, o trabalho ora apresentado teve como objetivo contribuir, por meio da perspectiva da Psicologia Escolar Crítica, com a formação de professores e gestores para a atuação na EJA. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo de dois anos na modalidade de Plantão Institucional e abrangeram, inicialmente, um grupo de 20 professores de dois núcleos de EJA e, no segundo ano, os coordenadores de todos os núcleos do município (11 pessoas). Foi possível verificar a importância da criação de espaços formativos e de reflexão para a formação humana e técnica de professores e coordenadores, assim como para o alinhamento de práticas e saberes com a proposta político-pedagógica da EJA.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Psicologia escolar; Formação de professores.

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Publicado

2019-05-21

Cómo citar

Gesser, M., Bolis, A., Cord, D., Castro Oltramari, L., & Pereira, R. (2019). Educação de Jovens e Adultos e Psicologia: intervenções e saberes. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 388–398. Recuperado a partir de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/1731

Número

Sección

Artigos