Práticas de saúde na escola: um estudo cartográfico na cidade de Parnaíba-PI
Abstract
O artigo aborda resultados de uma pesquisa que visou cartografar práticas de saúde no cotidiano de uma escola pública de Parnaíba-PI. Os objetivos específicos foram compreender concepções que sustentam as práticas de saúde desenvolvidas por profissionais de saúde e educação no cotidiano da escola, assim como discutir processos de subjetivação agenciados pelas práticas de saúde no território escolar. A pesquisa teve um direcionamento qualitativo, na perspectiva de uma pesquisa-intervenção que enfoca a implantação do Programa de Saúde na Escola em um estabelecimento educacional na referida cidade piauiense. A pesquisa-intervenção utilizou-se da observação participante de práticas de saúde na escola lócus, além de entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com profissionais da atenção primária e profissionais da escola. A cartografia aponta que o território escolar investigado é fortemente marcado por práticas de saúde pautadas em concepções biologicistas, articulando-se a tecnologias disciplinares e biopolíticas de poder que agenciam processos de sujeição de crianças e adolescentes. Não obstante, a cartografia destaca também processos de deslocamentos e resistências a essas perspectivas.
Palavras-chave: Saúde; Escola; Subjetividade; Cartografia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Statement of Originality and Grant of Copyright
I declare that the work submitted to the journal Pesquisas e Práticas Psicossociais, Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, Federal University of São João del Rei (LAPIP / UFSJ), has not been published previously and I undertake not to submit it to another publication while is in the evaluation process or after published by this journal.
I declare that the work is original and that its content is the result of my intellectual contribution. All quotations and references to material already published are identified with their credits and are included in the references with authorizations of copyright holders.
I grant the copyright to the journal Pesquisas e práticas psicossociais and take responsibility for claims or proceedings relating to intellectual property rights, exempting from liability the Federal University of São João del Rei.
If the article is approved, I authorize the journal Pesquisas e práticas psicossociais, editing it, display it and distribute it in Brazil and abroad, over the internet or in other media.
XX I agree and accept the terms of this declaration.
Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP)
Departamento de Psicologia, UFSJ
Praça Dom Helvécio 74, Bairro Dom Bosco
CEP: 36301-160 São João del-Rei, Minas Gerais,
E-mail: ppp_lapip@ufsj.edu.br
Telephone: (32) 3379-2492